
Foi visitado o Presídio Advogado Brito Alves, em Arcoverde, a Colônia Penal Feminina de Buíque, em Buíque, o Presídio Regional de Salgueiro, em Salgueiro, e a Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina. Todas as unidades prisionais que foram visitadas registraram casos positivos de tuberculose em detentos (exceto a Colônia Penal Feminina de Buíque): no Presídio Advogado Brito Alves foram diagnosticados 18 presos com a doença; Presídio Regional de Salgueiro foram 23 detentos; e na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, 26 presos tiveram a tuberculose diagnosticada. No Estado, foram diagnosticados 826 casos da doença na população carcerária, sendo 33,9% no interior do Estado.
A meta da SES/PE é conseguir implantar, até final de 2010, o programa em todos os presídios, penitenciárias e cadeias públicas espalhadas pelo Estado.
Hoje, o estado possui cerca de 19 mil pessoas cumprindo pena nas 17 unidades prisionais do Estado, a situação de confinamento em que se encontram os detentos e a realidade da superlotação, que assola unidades, não só de Pernambuco, mas de todo o Brasil, tornam esses ambientes propícios para a proliferação da doença.
Fontes:
Programa Estadual de Controle da Tuberculose - PE
Fonte: SES-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário