"TODOS JUNTOS CONTRA A TUBERCULOSE LEVANTE ESTA BANDEIRA"


TUBERCULOSE TEM CURA PRECONCEITO NÃO







quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

CAPACITAÇÃO EM PERNAMBUCO

Pernambuco capacita para implantar exame de HIV em pacientes com Tuberculose

Adquirir tuberculose pode ser um sinal de que o paciente também é portador do vírus da Aids. Isso porque a fragilidade do sistema imunológico causada pela Aids é capaz de fazer um paciente passe a desenvolver a tuberculose que estava incubada, ou seja, o doente possuía o Mycobacterium tuberculosis mas sem apresentar sintomas. Essa relação entre as duas doenças é preocupante, pois a tuberculose é a segunda causa de óbitos em portadores de HIV. Apesar disso, mais da metade dos pacientes com diagnóstico positivo para tuberculose não realizam o teste para saber se contraíram também a Aids.
Segundo a Coordenadora Estadual do Programa de Controle da Tuberculose, Laize Brilhante, a intenção é fazer com esses profissionais implantem dentro dos serviços de saúde, já que a tuberculose, além de, em muitos casos, indicar a infecção pelo vírus da Aids também agrava essa doença. “Queremos atender o que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que 100% dos pacientes com tuberculose faça o teste de HIV/Aids. O objetivo é diagnosticar a tuberculose nesse público precocemente para que esses pacientes tenham acesso a um tratamento mais específico, para evitar complicações que o leve a óbito”.
Com o objetivo de implantar o exame de HIV/Aids nos serviços de referência no atendimento de pacientes com tuberculose, inclusive na atenção básica, para que 100% das pessoas com a doença tenham acesso ao teste rápido, a Coordenação Estadual do Programa de Controle da Tuberculose de Pernambuco iniciou dia 9/11, no Laboratório de Endemias (Labend), uma capacitação. A atualização foi até 11/11 e está envolvendo e representantes da atenção básica dos seis municípios prioritários do Estado (Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe), além de Garanhuns e Caruaru (nesse último, 71% dos pacientes de tuberculose não realizam testagem para HIV/Aids). Além deles, participam profissionais de saúde das unidades de referência no atendimento de pacientes com tuberculose desses municípios e do Estado. Ao todo 26 pessoas integram o curso de capacitação.

Fonte:
Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco

2 comentários:

  1. É necessário capacitar para formar multiplicadores,
    Parabéns Pernambuco!

    ResponderExcluir
  2. Queridas parceir@s do Ponto 4!!!!!!!!!!!!

    Show de bola esse blog!!!!

    Dá-lhe Ponto 4 e Vanda, que acolheu a idéia e colocou em prática!!!!

    Amamos. Estamos pulando de alegria aqui no Rio!

    O Rodrigo da assessoria de imprensa vai entrar em contato para fazer uma entrevista sobre essa iniciativa e colocar como notícia no nosso site!

    Beijos, parabéns e vida longa ao fórum virtual regional de vocês!!!

    ResponderExcluir