"TODOS JUNTOS CONTRA A TUBERCULOSE LEVANTE ESTA BANDEIRA"


TUBERCULOSE TEM CURA PRECONCEITO NÃO







terça-feira, 23 de março de 2010

ATIVIDADES EDUCATIVAS MARCAM O DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE


Destacada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma emergência mundial, a tuberculose é a maior causa de morte por doença infecciosa em adultos. Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a gravidade da doença, além de unir esforços para alcançar a meta de curar 85% dos casos e reduzir o abandono do tratamento para menos de 5%, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM) e Laboratório Central do Estado (Lacen), promove uma série de atividades, marcando o Dia Mundial de Mobilização para o Combate à Tuberculose, que transcorre a 24 de março.


Na Bahia, conforme dados do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, observa-se uma tendência de queda nos números e indicadores da tuberculose. No ano passado, foram diagnosticados 5.296 casos de tuberculose, com 343 óbitos, uma redução de 356 casos em relação ao ano anterior (2008) - 5.652 casos diagnosticados, com 418 óbitos. Técnicos do Programa Estadual de Controle da Tuberculose apontam que, considerando-se a gravidade social do problema, a tuberculose passou a ser enfrentada como política pública, que requer a ação de estados e municípios, atraindo também o apoio de organismos internacionais, na soma de esforços para o controle da doença, levando-se em conta o alto risco de adoecimento e morte e a associação da doença com HIV/Aids.
PROGRAMAÇÃO


Para assinalar o Dia Mundial de Mobilização para o Combate à Tuberculose, a Sesab enviou materiais educativos para todas as diretorias regionais de Saúde (Dires), para que sejam repassados aos municípios. No Hospital Especializado Octávio Mangabeira, referência na rede estadual para doenças do tórax, acontece no dia 24, de 9 às 11 horas, o VIII Seminário sobre o controle da Tuberculose, voltado para profissionais de saúde. Durante o evento, será apresentada a situação nacional e mundial da tuberculose e as mudanças nos esquemas terapêuticos da tuberculose no Brasil.


O Laboratório Central do Estado (Lacen) promoverá atividades educativas para profissionais da própria unidade, além de apoiar a secretaria municipal de Saúde de Salvador na apresentação de uma peça teatral, nos distritos sanitários Cabula/Beiru, São Caetano/Valéria, Liberdade, Subúrbio Ferroviário, Pau da Lima e Centro Histórico. Além da Sesab, estão envolvidas nas atividades de combate à tuberculose parceiros importantes, como o Fundo Global, o Comitê Metropolitano de Combate à Tuberculose, o Fórum Baiano de Combate à Tuberculose, a Associação Damien do Brasil e as secretarias municipais de Saúde.


A DOENÇA
A tuberculose é uma doença tratável, transmitida por meio de gotas da secreção respiratória que se propaga pelo ar. Os principais sintomas da doença são: tosse por um período prolongado (três a quatro semanas), febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil, dor no peito e escarro, que pode vir acompanhado de sangue. O tratamento tem duração média de seis meses e não pode ser interrompido.


Fonte:
A.G. Mtb 696/BaTuberculose/dia
SESAB - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Um comentário:

  1. Bonito, educativo, informativo..eu amo este blog!! Ponto 4 tá com TUDO!!Parabens!!

    ResponderExcluir